01 – HOMOGENEIZAÇÃO DA TINTA: bater sempre a tinta antes de usar a bomba deve garantir ótima circulação da tinta evitando pontos de tinta parada dentro da câmara doctor blade usar sempre a tinta mais velha e depois a mais nova (FIFO).
02 – VISCOSIDADE DA TINTA: deve ser compatível com a velocidade de impressão deve ser compatível com o anilox a ser usado.
03 – TEMPERATURA DA TINTA: verificar aquecimentos localizados checar eixo da bomba travando checar entupimento dos filtros de tinta,checar mangueiras dobradas.
04 – SECAGEM DA TINTA: deve ser compatível com a velocidade de impressão deve ser compatível com o anilox usado anilox com lineatura baixa – secagem mais rápida anilox com lineatura alta – secagem mais lenta.
05 – CONTAMINAÇÃO DA TINTA EM PROCESSO: checar mangueiras soltando resíduo de outras cores checar limpeza da tela/imãs dos filtros checar doctor blade com pontos de contaminantes.
06 – DESBALANCEAMENTO DA TINTA: excesso de retardador excesso de pastas NC excesso de solvente.
07 – VELOCIDADE DE IMPRESSÃO: deve ser compatível com a secagem das tintas velocidade alta – usar tintas mais secativas e com baixa viscosidade velocidade baixa – usar tintas mais retardadas.
08 – PRESSÃO DE RASPAGEM: mínima possível para não ocorrer desgaste prematuro das lâminas excesso de pressão nas lâminas dificulta a raspagem. CHECK LIST FLEXO
09 – DESGASTE DAS LÂMINAS: trocar as lâminas de acordo com o tempo de uso anilox de lineatura mais baixa – maior desgaste das lâminas anilox de lineatura mais alta – menor desgaste das lâminas.
10 – PRESSÃO DE ENTINTAGEM: mínima possível para evitar entupimento nas cromias mínima possível para evitar squash nos textos e traços excesso de entintagem implica em ajustes de tinta desnecessários.
11 – PRESSÃO DE IMPRESSÃO: pressão deve ser suficiente para descarregar a tinta coletada do anilox aplicar a mínima pressão para evitar ganho de ponto em toda a imagem.
12 – ENTUPIMENTO DO ANILOX: avaliar condição dos anilox antes da montagem em máquina células com entupimento aumentarão o tempo de set´up células com entupimento dificultam o controle do padrão de cor.
13 – DESGASTE DO ANILOX: checar sempre abrasividade das lâminas para evitar desgaste dos anilox trabalhar com o mínimo possível de pressão nas lâminas.
14 – DESGASTE DA VEDAÇÃO: observar se o fabricante mantém o ângulo da vedação igual ao do anilox pressão da vedação deve ser a mínima possível para evitar o desgaste prematuro da mesma uma boa vedação garante menores pressões nas lâminas e aumenta a vida útil do anilox usar graxa lubrificante para reduzir o efeito de abrasão.
15 – BOMBAS FILTROS CONEXÕES: os filtros devem ser trocados a cada troca de lâminas; as bombas devem ter boa pressão de circulação da tinta para evitar aumento da viscosidade dentro da câmara doctor blade observar sempre se existem mangueiras de tinta dobradas que causam faltam de tinta dentro da câmara doctor blade.
16 – PERDA DA RESILIÊNCIA DA DUPLA FACE: dupla face “cansada” leva a problemas de impressão: falhas, excessos de tinta, etc devemos escolher a dupla face ideal para cada tipo de trabalho.
17 – VIBRAÇÕES MECÂNICA: excesso de pressão de impressão leva à formação de costelas, variação da pressão de entintagem e consequentemente variação da cor no filme impresso usar sempre uma dupla face de boa qualidade encontrar uma velocidade de impressão ideal para suavizar o defeito.
18 – TEMPERATURA AMBIENTE: em dias muito quentes é necessário trabalhar com as tintas com viscosidades mais baixas e velocidades mais altas para facilitar a transferência, compensando assim uma parte do uso do retardador em dias muito frios é necessário aumentar o volume de ar da secagem entre cores para conseguir a mesma secagem das tintas.
19 – UMIDADE AMBIENTE: a umidade presente no ar é absorvida pelo sistema e “coagula” a tinta umidade do ar aumenta o fosqueamento na impressão externa devido a condensação da umidade na superfície da tinta manter fechadas as tampas das bombas de tinta, bem como portas e janelas do setor evitando correntes de ar úmido.
20 – HABILIDADE DO OPERADOR: a experiência deve ser compatível à complexidade do trabalho a ser rodado é necessário ter procedimento de trabalho é necessário o conhecimento de todas as variáveis descritas acima para a resolução dos problemas diários com a maior qualidade e o menor desperdício.
Show…