A descoberta é de 2009, mas a notícia é quente: um novo pigmento azul, chamado de YInMn, começa a ser disponibilizado comercialmente. Após anos de testes e refinamentos, o mercado está ansioso por este novo azul que não desbota.
A descoberta aconteceu por acidente, quando cientistas da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, liderados pelo professor Mas Subramaniun, do Departamento de Química, estavam testando algumas composições em busca de elementos com alta condutibilidade elétrica. Uma das misturas, após aquecimento a 1.200 ºC, revelou uma vibrante tonalidade azul, semelhante à do lápis-lazúli.
O YInMn é obtido a partir da combinação de óxido de manganês, índio e ítrio, que quando aquecidos se cristalizam numa formação com propriedades óticas bastante particulares: sua estrutura atômica absorve os comprimentos de onda vermelho e verde, refletindo apenas a luz azul. Além disso, também reflete 40% de luz infravermelha, que apesar de invisível, é sentida como calor. Ou seja, quando usado em área externa o YInMn reflete calor, melhorando o isolamento térmico do ambiente.
Com a descoberta em 2009, a equipe passou a realizar estudos para aperfeiçoar o processo de fabricação do pigmento, que pode ter diferentes tons de azul dependendo da quantidade de manganês da mistura. Neste ano a equipe começou a distribuir o pigmento para alguns artistas e a licenciar a patente para fabricantes, como a Shepherd Color Company.
Vantagens do YInMn
O YInMn tem algumas vantagens sobre os outros pigmentos azuis. Por ser obtido por um processo relativamente simples, tem um custo mais baixo. Outra vantagem é o YInMn não ser tóxico, uma vez que não tem cobalto na sua composição (o cobalto é cancerígeno).
No entanto, as apostas são altas por outro motivo: a sua estabilidade. Não é fácil conseguir um pigmento azul com boa durabilidade, já que os existentes no mercado costumam desbotar. Já o YInMn tem durabilidade, estabilidade e resistência superior aos pigmentos conhecidos, inclusive em contato com água e óleo.
Azul – Calma e Confiança
O azul é a cor favorita de 45% das pessoas, e transmite calma e confiança. Não à toa, é utilizado para representar a tranquilidade e espiritualidade. Em seus tons mais escuros, pode representar tanto a melancolia quanto responsabilidade e maturidade.
No mundo corporativo, o azul é a cor da força. Passa tradição e confiabilidade, por isso é a escolha de muitas instituições bancárias e do setor de saúde e informática.
O azul é naturalmente combinado com o laranja, a cor oposta no espectro de cores. Também pode ser arranjado com amarelo e vermelho, quando a escolha é por uma formação com três cores. (Leia mais sobre as como combinar cores e seus efeitos no blog da Promtec: Guia de Cores e Impressão para Rótulos e Embalagens).
Enquanto o YInMn apresenta um azul vibrante em seu estado bruto, é preciso lembrar que o pigmento é só a primeira etapa na construção de uma boa tinta. Também é preciso considerar todas as etapas para chegar à formulação final. E mesmo quando a tinta chega à impressora flexográfica, ainda temos de verificar a ancoragem da tinta no suporte.
A impressão num filme de alto brilho provavelmente representará o lado mais vivo da cor. Já um papel mais absorvente revelará tons mais sutis, mais adequados a um visual menos vibrante.
De qualquer modo, tudo começa no pigmento. A disponibilização comercial do YInMn é uma ótima notícia para formulações com maior durabilidade e fixação da cor azul em todo o seu espectro. Eu acho que vamos começar a ver cada vez mais azul por aí!
Deixe um comentário