O metamerismo acontece quando duas os mais cores parecem iguais para um observador e diferente para outro ou quando parecem ser iguais em uma determinada fonte de luz e diferente em outra. Isso acontece quando as amostras submetidas a observação são formuladas de modo diferentes, a metameria é muito comum em cores pratas e ouros. Isso se deve ao fato de que o pigmento da cor prata é maior que os outros pigmentos e funcionam como minúsculos espelhos, e isso faz com que a luz branca ( sol ) ou outro iluminante se disperse em varias direções ao mesmo tempo.
A metameria é um problema em diversas áreas. Indústria têxtil, indústria de tintas, plásticos, embalagens, automotivas e gráficas lidam com esses problemas em função dos vários pigmentos e materiais frequentemente usados na produção de partes diferentes de um determinado produto. Uma oficina de pintura pode pintar uma parte de um carro, como por exemplo uma porta, com uma cor que parece igual com o resto do veículo quando vista na luz do dia, mas que é diferente quando o carro está sob a iluminação de um estacionamento fechado. Em outros exemplos, produtores de plásticos trabalham com pigmentos especializados que apresentam problemas com seus produtos mostrando inconsistência de cor apenas quando vistos de ângulos diferentes. Gráficas podem notar que a tinta de uma página pode não combinar com a tinta de outra página, apenas quando vista sob a luz natural do dia ou uma iluminação fluorescente. Para prevenir ou reduzir esses problemas, cores específicas de objetos metaméricos devem ser analisadas.
Com a ajuda da tecnologia a metameria já pode ser medida através de instrumentos como o espectrofotômetro que detectam a curva de reflectância de uma determinada cor. O espectrofotômetro permite que os usuários vejam os dados de refletância de duas cores sob cada iluminante, sendo eficiente na identificação das diferenças
Top…
Sobre este artigo, eu tenho uma dúvida, a metameria só pode ser detectada através do espectro ou tambem pode ser detectada pela mudança do iluminante?
E caso ela possa ser detectada pela mudança do iluminante, não seria algo natural a se acontecer? Ja que tipos diferentes de luz, reflétem tipos de tons diferentes??
Boa tarde!
Tudo bem?
A metameria pode ser detectada também pela mudança de iluminante.
Trabalho como colorista de bancada em um labortório em campinas /SP . normalmente faço comparação com o nosso iluminante padrão norma Iso(D50). É algo natural de acontecer mas pode ser reduzido. Mudando o pigmento para desenvolver a tinta Ex: Laranja , desenvolve com Amarelo e Vermelho. Violeta , alterando para Azul(processo) e vermelho(Rubine red). Também é liberado através de um equipamento de leitura de cor(espectrofotômetro). Com ele temos as coordenadas e os Deltas(A/B/C/H/E) Considerando tudo isso podemos padronizar as cores e reduzir esse metamerismo a cada dia nas artes impressas.